Já tinha ouvido falar neste termo em inglês? mas o que é terrible two?
Você já se questionou porque seu filho ficou da noite o para dia simplesmente terrível? Bem vinda ao terrible two!
Está com os cabelos em pé e você não sabe mais como controlar essa situação de birra?
Você morre de vergonha quanto a crise chega e acha que está sozinha nessa situação?
Minhas amigas sempre me perguntam o que é terrible two? Bem é uma fase após os 1.000 dias onde a criança, começa a se desenvolver, se conhecer e perceber tudo a sua volta.
Eles têm uma grande necessidade de chamar a atenção e querer tudo no tempo deles.
São resistentes ao não, fingem que que não ouvem, como a comunicação ainda está em desenvolvimento, ou ainda não falam, aparecem as famosas birras, choram, se jogam no chão, batem com a cabeça na parede, e por aí vai…
Infelizmente, é com essas atitudes que eles querem manifestar suas vontades.
Se o seu filho ainda não passou por esta fase, muito provavelmente vai passar, algumas crianças têm mais intensidade em demonstrar essa fase e outras menos, e geralmente começam aos 18 meses e pode se estender até os 03 anos de idade.
O meu filho Arthur está com 2 anos e 2 meses, enquanto eu escrevo esse artigo, e posso dizer que passamos e ainda passamos por isso, passamos, pois, acredito que a fase mais delicada já passou, no início foi bem complicado.
Eu não conseguia entender o porque, aquele bebezinho dócil, de repente se demonstrou irritado, se jogava no chão, muitas vezes batia com a cabeça na parede, principalmente quando era contrariado,fazia manhãs, eu ficava apavorada, pegava ele no colo e fazia o que ele queria na hora.
Esse comportamento de querer acudir e atender as manhãs, é super normal para as mamães e pessoas que passam por uma situação dessas, uma reação de pura emoção, e durou até o momento que eu comecei a ler e estudar o comportamento dos bebês.
Aprendi muitas coisas legais, e dentre elas, algumas que vou contar para você:
[convertkit form=4911550]
Passo a passo fundamental, você no controle do terrible two
A seguir descrevo como algumas atitudes simples,que me ajudaram a entender essa fase, com tantos desafios, as vezes a coisa esquenta, dá uma vontade de… sei o quanto é difícil, mas neste caso o melhor é, ficar de olho, porém, não demonstrar preocupação, pois, quanto mais atenção, maior é o show rs.
- Não dar atenção imediata, acudir esbaforidamente quando a criança fazer birras.
- Espere ele se acalmar, isso vai levar alguns minutos, ele vai se cansar e logo, voltará ao normal.
- Agache perto dele, nesse momento ele se sentirá acolhido, afinal de contas, ele não compreende os sentimentos dele ainda, e nós como mães, devemos ajuda-los.
- Olho no olho, olhe bem nos olhos dele, diga que está tudo bem, esta é uma atitude muito importante nessas horas, lembre você é o adulto da situação.
- Abrace, ele se sentirá seguro e querido, afinal de contas, seu bebezinho está crescendo, e ele tem um mundo inteiro para explorar.
- Tente traduzir o que ele estava querendo lhe dizer ou mostrar, isso vai fazer com que ele confie em você.
- Explique a ele que não gostou do comportamento dele, e que ele não precisa fazer aquilo, pois, ele já é um mocinho e somente bebês fazem birras.
Muito importante lembrar, essa é uma fase, vai passar, tente entender seu filho, ele precisa de carinho, amor e compreensão, e você muita, mas muita paciência para enfrentar essa fase tão difícil do terrible two.
Eu vou confessar que antes de ter um filho, eu achava um absurdo uma criança se jogar no chão e fazer birras, principalmente em lugares públicos e ficava pensando. “ Nossa, essa mãe não dá educação para esse filho”.
Pois é , mordi minha língua, e só depois que tive o Arthur, descobrir que se trata de uma fase do desenvolvimento saudável de toda criança, vale lembrar que cada criança é única.
A criança precisa passar por isso para aprender a lidar com seus conflitos e anseios.
O terrible two não é uma exclusividade nacional
Até o príncipe George, passou por essa fase e deixou seus pais constrangidos em um evento.
Sei que muitas vezes a gente fica exausta, nervosa e sem saber o que fazer diante dessas situações, mas perder a paciência e gritar com a criança só vai piorar as coisas.
A criança, nos vigia o tempo todo, se formos agir de forma violenta ela vai acreditar que essa é a maneira correta de lidar com os conflitos, e dessa maneira estamos agindo como elas.
Está gostando desse artigo? compartilhe para todo mundo sair dessa saia justa!
[social_warfare]
As 5 Dicas essenciais que vão salvar sua vida de maneira simples
Dica 1: Não se culpe com as atitudes do baby terrible two
Não se culpe achando que é uma péssima mãe, entenda que é só uma fase e que tudo isso vai passar, tenha muito amor e paciência, afinal, nós adultos também temos dificuldades em lidar com algumas frustrações, e precisamos de uma vida inteira para aprender….
Dica 2: Passe confiança para o anjo terrible two
Aqui em casa sempre, conversamos com o Arthur, sobre os próximos passos, o que vai acontecer, exemplo: Agora vamos guardar os brinquedos, pois, vamos sair daqui a pouco, ou, qual brinquedo você vai querer levar, acho que isso passa segurança para ele, uma maneira dele confiar e saber o que vai acontecer.
Dica 3: Não exponha seu filho (terrible two em quatro paredes)
Não chame atenção do seu filho perto de estranhos, isso pode deixá-lo constrangido e você também, além de evitar, as famosas opiniões, mas se ele fosse meu filho…
Dica 4: Você e seu marido, um plano só para o terrible two.
Converse com seu marido, é muito importante que vocês estejam conectados com as mesmas atitudes que serão adotadas, caso, ocorra a qualquer episódio.
Dica 5: Será fome? Sede ou sono? Nem sempre é o tal terrible two
Certifique que seu filho não esteja com sono, fome, cansado, com frio, com calor, sede, às vezes, um desconforto pode causar irritabilidade, e por ele não conseguir se expressar, pode causar um estresse desnecessário.
Conclusão o que é terrible two
Lembre-se: Devemos estar sempre atentos, para que esse tipo de comportamento não esteja relacionado com o lado emocional da criança, neste caso vale conversar com o pediatra, para melhor avaliação.
Aprendemos o que é terrible two ( terríveis dois anos ) e como lidar de forma simples através de um passo a passo fundamental e as 5 dicas:
- Dica 1: Não se culpe com as atitudes do baby terrible two
- Dica 2: Passe confiança para o anjo terrible two
- Dica 3: Não exponha seu filho (terrible two em quatro paredes)
- Dica 4: Você e seu marido, um plano só para o terrible two.
- Dica 5: Será fome? Sede ou sono? Nem sempre é o tal terrible two
Compartilhe nos comentários outros idéias sobre o que é terrible two ( terríveis dois anos ) e como lidar de forma simples e de a sua opinião.
Não deixe de olhar os nossos artigos sobre os sete mitos do sono desvendados e as 14 dicas para o bebê dormir bem, espero você lá.
Foi um prazer dividir esse conteúdo com você, espero que você consiga atingir seus objetivos.
- O passo a passo e as dicas que passei aqui te ajudaram a lidar com o terrible two que quase ninguém comenta ?
- Qual dica você já praticava e qual você aprendeu aqui?
- Qual ponto desse artigo você discorda sobre o terrible two ?
Compartilhe nos comentários outros idéias sobre síndrome da morte súbita infantil e de a sua opinião.
Muito amor e saúde! Esteja presente, o futuro agradece, beijos 🙂 Claudia Ventura.
No Comments