O que são os 1.000 dias ?
geral

O que são os 1.000 dias ?

Foto bebê 1 ano

 

Entenda os primeiros 1.000 dias e a janela de oportunidade que se abre nesse período.

Em uma primeira olhada pode parecer estranho, que história é essa de 1.000 dias ? O mês não tem 30 dias ? A gravidez não são 38 semanas (9 meses), estes 1000 dias  é a fase mais importante do seu filho onde você tem que estar ao lado seu filho criar-lo e dar muito carinho, explicarei o que são esses 1000 dias e as atitudes e cuidados necessárias a ser tomadas, mas antes vamos entender essa conta, ela fica assim:

  • Fase 1 : Os 270 dias da gravidez.

Foto de uma gravída (1000 dias)

  • Fase 2 : Os 365 dias até 1 ano.

O que são os 1.000 dias

  • Fase 3 : Os outros 365 dias até 2 anos.

1.000 dias

Fazendo essa conta e arredondando um pouco temos os 1.000 dias !

Confira a campanha dos 1000 dias da Globo com parceria da Pastoral da Criança


Vamos ver os principais pontos em cada fase composta pelos 1000 dias :

No primeiro ano não existe nada mais importante que a presença materna, até os 3 meses o bebê está começando a conhecer  seu próprio corpo, ter noção de suas mãos e pés, começa a responder mexendo corpo, observando barulho.

Já dos 4 aos 6 meses o bebê ja fica sentado e tem uma nova perspectiva de ambiente, já começa a demonstrar estranheza a pessoas que não de sua rotina.Nessa fase seu desenvolvimento está bem acelerado o bebê imita sons e os percebe ao seu redor, a sua casa agora é um novo mundo, onde ele vai querer descobrir tudo abrir gavetas mexer em prateleiras, à curiosidade é grande nessa fase.

Com 1 ano, o bebê agora entende o que é o não, sabe pedir as coisas apontando ou o mesmo pegando, fica em pé e começa e dar seus primeiros passos, e fala palavras mais complexas, sua coordenação está mais desenvolvida e começa a querer “desenhar” os seus rabiscos.

Até completar 2 aninhos a criança está cheia de energia e entusiasmo. Aprende por meio da exploração do ambiente, curiosidade, imitação e imaginação sem fim.

Vamos observar 6 atitudes fundamentais que definem o futuro de uma criança.

Atitude 1  : Converse com seu bebê, ele já te escuta.

Essa atitude é uma das mais lindas, trate seu bebê como uma pessoa, chame ele pelo nome e abuse da conversa, ele está em um momento que precisa ouvir a sua voz, quanto maior sua capacidade de interagir com ele mais afeto ele terá por você pelo resto da vida.

Atitude 2 : Escute uma boa música, libere amor para seu bebê.

Nada como uma boa música para relaxar e esquecer da agitação do dia a dia, quando mais tranquila você estiver, mais esse sentimento passa para seu bebê, tenha certeza que o que acontece com você será refletido nesse ser tão querido que irá chegar no mundo. Que atitude prazerosa !

Atitude 3  :Garanta as 30 milhões de palavras para seu filho.

Um estudo da University of Kansas demonstrou uma diferença de até 30 milhões de palavras entre crianças de diferentes classes sociais. As crianças que que foram expostas um vocabulários mais amplo tiveram uma perceptível diferença na capacidade intelectual quando comparado com crianças expostas a um vocabulário mais enxuto. Pode anotar essa atitude.

Atitude 4 : Faça seu filho mais inteligente através do seu afeto.

Aqui sua atitude faz toda a diferença, no desenvolvimento da criança o seu poder de aprender se expande dia após dia, mas o mais interessante é que a sua capacidade de transformar informação em conhecimento está relacionado ao afeto, é como se o afeto pudesse agir  como uma cola, garantindo um total aproveitamento.

Atitude 5 : Entenda que ser Mãe é criar um futuro para a humanidade.

Estraçalhe qualquer tipo de argumento que desvalorize o papel fundamental representado pela maternidade. Quando você cuida do seu filho, você está gerando um adulto melhor. Um indivíduo que irá ser o reflexo da sociedade no futuro. Tem algo mais importante do que isso ?

Atitude 6 : Limite as interações em 2D, eles aprendem muitos menos.

Um desenho, um programa de TV ou um joguinho no tablet tem uma capacidade infinitamente menor de ensinar algo para uma criança do que uma interação real. Crianças vem prontas para aprender, são esponjas prontas para receber conhecimento. Sua atitude aqui é brincar, brincar e brincar com seu filho. 

Você conhece outra atitude importante ? quer compartilhar ? deixe um comentário.

Agora que sabe as atitudes necessárias a se fazer nos 1000 dias do bebe, leia atentamente os cuidados e precauções nessa fase:

Cuidado 1 : O Pre-Natal.

É muito importante que antes dos 3 meses de gestação a nossa próxima mão do futuro comece seu pre-natal, inicie suas consultas, monitorando a saúde e  identificando doenças que podem prejudicar a saúde do bebe e da mamãe.Dados do SUS indicam que as consultas devem ser realizadas desta forma :

Até 28ª semana – mensalmente;

Da 28ª até a 36ª semana – quinzenalmente;

Da 36ª até a 41ª semana – semanalmente.

 Cuidado 2 : A nutrição.

Na gravidez sempre tem aquela historia de ter de comer por dois, mas isso não e verdade a alimentação tem que ser saudável repleta de nutrientes ricos de fibras, vitaminas e minerais, sempre em intervalos de 3 horas a 3 horas e meia.

Estado Nutricional Inicial (IMC) Ganho de peso (kg),
total no 1º trimestre
Ganho de peso(kg) semanal
médio no 2º e 3º trimestres
Ganho de peso
(kg) total na gestação
Baixo peso (BP) 2,3 0,5 12,5 – 18,0
Adequado (A) 1,6 0,4 11,5 – 16,0
Sobrepeso (S) 0,9 0,3 7,0 – 11,5
Obesidade (O) 0,3 7,0

O controle do peso é muito importante não podendo fugir das recomendações da tabela a cima.

Cuidado 3 : Álcool, Cigarro e Drogas.

O uso de drogas na gestação é um enorme risco para o bebe, o uso do álcool na gravidez causam danos irreversíveis na formação do bebe e na parte mental podendo causar déficit de atenção e hiperatividade, o cigarro gera uma um problema de restrição do crescimento intra-útero. As drogas ilícitas principalmente as viciantes, os bebes podem ter inúmeros problemas de formação e nascerem ja dependentes da droga.

Cuidado 4 : Alimentação do bebe do 1º mês aos 2 anos.

Inicialmente até os 6 meses de idade o bebe dever ser alimentado exclusivamente com o leite materno segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir disso o bebe ja pode se alimentar com frutas e papinha pois seu sistema digestivo ja esta completo, sempre ofereça alimentos ricos em nutrientes e frescos, nessa fase você pode educar seu filho a comer alimentos saudáveis que será um habito para o resto da vida.Depois de 1 ano o bebe ja pode se alimentar normalmente como a família, mas sempre evitando, frituras alimentos gordurosos e apimentados.

Cuidado 5 : Visitas ao pediatra.

Você leva seu filho ao pediatra periodicamente ou planeja com o seu tão esperado filho ?

Em um estudo com 20 mil de crianças, especialistas dizem que as crianças que não vão as consultas recomendadas pela Academia Americana de Pediatria, tem mais riscos de irem para o hospital. A SBP (Associação Brasileira de Pediatria) recomenda os seguintes numero de consultas de acordo com a idade.

Idade da criança Quantidade de consultas
5 dias 1
15 dias 1
30 dias 1
2 aos 6 meses 1 vez por mês
8 meses 1
10 meses 1
12 meses 1
De 1 a 2 anos 1 por trimestre
Dos 2 aos 6 anos 1 vez por semestre
Dos 6 aos 18 anos 1 vez por ano

Está com problemas com o sono do bebê confira esse artigo que irá resolver seus problemas !

Abraços.

Claudia Ventura.

  • Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  • Tatiana

    Amei!!!! Mesmo em casa temos grandes desafios de estar com nossos pequenos. A disciplina de quem trabalha em casa creio que é mais desafiadora para as maes separarem um tempo para com seus filhos. Eu acho que o mais importante é qualidade de tempo e não a quantidade de tempo que você fica com seus pequenos. Meus meninos amam tecnologia, mas eles ja sabem que para tudo tem um tempo e prioridades. Tempo para brincar de carrinho, tempo para brincar de iPad, tempo para jogar bola, tempo para ver TV, tempo para ficar com a mama e papa… tempo par dormir, escovar dente, comer… Comecei a fazer com eles uma rotina.. que aos poucos tenho melhorado! É um desafio, mas hoje já vou começar a colocar a rotininha deles num papel e incentiva-los a cumprir. O Phillip ainda é muito pequeno… mas engana-se a mãe que acha que esses pequenos não entendem o que falamos. rs