Sono do bebê e os seus 7 maiores mitos desvendados
sono

Sono do bebê e os seus 7 maiores mitos desvendados

Como fazer o bebê dormir a noite toda

Todo mundo tem muitas dúvidas sobre o sono do bebê, e sonham em aprender como fazer o bebê dormir a noite toda de forma carinhosa e saudável.

Você já se perguntou será que isso é verdade, por exemplo, nunca podemos acordar um bebê quando ele está dormindo ? ou é verdade que bebês precisam de ambientes super silenciosos ?

Nesse artigo vamos desvendar 7 mitos do sono do bebê e ainda criei um tópico extra que fala sobre metrificação, aplicativos e aprendizados.

Mas sempre temos muitos mitos pela frente, coisas que normalmente ouvimos por aí até de gente que não tem filhos, aí fica a dúvida.

Vamos colocar em dia os mitos do sono do bebê.

O que eu fiz foi pesquisar bastante para chegar nos mitos do sono do bebê que normalmente mais atrapalham do que ajudam os pais, os principais mitos são:

Sono do bebê

  • Mito #1 do sono do bebê: Bebês tem que dormir a noite toda a partir de 3 meses
  • Mito #2 do sono do bebê: Protetores de berço ajudam a proteger o bebê
  • Mito #3 do sono do bebê: Bebês precisam de ambientes 100% silenciosos
  • Mito #4 do sono do bebê: Se o bebê dormir mais tarde, ele irá acordar mais tarde
  • Mito #5 do sono do bebê: Nunca acorde um bebê dormindo
  • Mito #6 do sono do bebê: É seguro deixar um animal dócil no quarto do bebê
  • Mito #7 do sono do bebê: Misturar complementos no leite fazem o bebê dormir mais

Quando temos um lindo bebê dentro de casa, ficamos com aquela neurose insana de que tudo tem que girar em torno dele, sabe, as coisas precisam ser balanceadas, o bebê é ultra sensitivo, se você estiver um bagaço ele vai perceber até na temperatura da sua mão ou micro expressões do seu rosto.

Inclusive uma das maiores preocupações está relacionada ao sono do bebê, e é  aí que entram os sabichões de plantão passando dicas e mandingas milagrosas sobre o sono do bebê, vamos então já revelar os 7 mitos que são campeões de audiência.

Mito #1 do sono do bebê: Bebês tem que dormir a noite toda a partir de 3 meses

Ahhh que sonho, mas que conta essas histórias acaba só deixando os pais estressados, normalmente com 3 meses é muito raro o bebê dormir a noite toda, você pode até iniciar a estratégia do sono perfeito para bebês, mas isso só vai acontecer mesmo lá pelo 5o. a 6o. mês.

Mito #2 do sono do bebê: Protetores de berço ajudam a proteger o bebê

Os bercinhos, tão lindos e fofinhos com todos aqueles babados e enfeites, dão aquela sensação de segurança, só que não. Quanto mais proteções espalhadas no berço você colocar, maior a chance do bebê se sufocar, e pode ficar tranquila, nenhum bebê irá se machucar dentro do próprio berço.

A natureza é tão perfeita que fez os bebês a prova deles mesmos, até uns 2 anos, nenhum bebê consegue realmente se machucar caindo da altura do seu próprio corpo.

Mito #3 do sono do bebê: Bebês precisam de ambientes 100% silenciosos

Opa! Outro furo incrível, andando na pontinha dos pés porque o bebê está dormindo? Nada disso, bebês precisam de ambientes normais com sons normais, eles precisam se acostumar com os sons, é importante para o desenvolvimento deles.

Mito #4 do sono do bebê: Se o bebê dormir mais tarde, ele irá acordar mais tarde

Nossa que ideia fantástica, nunca pensei nisso, ops, ainda bem, pois realmente não funciona, na verdade o que pode acontecer é o contrário, onde você deixa a hora do sono passar e pode irritar o bebê, estragando uma boa noite de sono, consequentemente ele pode acordar até mais cedo.

Experimente fazer o contrário, coloque o bebê para dormir 30 minutos mais cedo e surpreenda-se. Está gostando desse conteúdo ? eu posso te enviar por e-mail sempre que sair um artigo legal.

Mito #5 do sono do bebê: Nunca acorde um bebê dormindo

Nossa como ouvi isso, pelo menos umas mil vezes! Novamente outra baboseira, bebês recém nascidos precisam se alimentar mais constantemente, e esse é o ponto mais importante, o que você escolheria? Entre deixa-lo dormir ou alimentar, com certeza a alimentação é muito mais importante, logo, acorde seu bebê com carinho sempre que preciso.

Mito #6 do sono do bebêÉ seguro deixar um animal dócil no quarto do bebê

Segundo o American Academy of Pediatrics (AAP) cerca de 600.000 bebês são mordidos todos os anos nos Estados Unidos. Faça sua parte, por precaução não deixe animais perto de bebês, mesmo com supervisão. Por exemplo: Cães são mamíferos de matilhas e podem enxergar o bebê como um intruso no ninho.

Mito #7 do sono do bebê: Misturar complementos no leite fazem o bebê dormir mais

Não, definitivamente não, neste caso eu tenho experiência própria, eu e meu marido tentamos isso com nosso bebê, foi depois daquele conselho de amiga (da onça), talvez o único resultado que atingimos foi dar mais trabalho para o corpo do bebê fazer a digestão e isso de nada ajudou no sono.

Na época usamos um complemento chamado Mucilon (tipo uma farinha cheia de nutrientes), nada contra o produto, mas efetivamente não é para isso que ele serve.

Extra! Metrificação, Aplicativos e Aprendizados do sono do bebê.

Nada como elevar o nosso nível de entendimento em como fazer o bebê dormir a noite toda, pois isso é de suma importância para o funcionamento da família e de seu bem estar, então vamos para os Extras!

Sono do bebê

A beleza sobre a Metrificação

Metrificar é o ato de medir, pode até parecer coisa de maluco, mas é bem interessante você ter anotado as principais métricas da rotina do bebê (horários, alimentos, comportamento… etc), assim fica fácil entender mudanças de comportamento e correlacionar isso com outras variáveis, como por exemplo o humor e a saúde.

Como é legal você encontrar respostas para perguntas que podem nos deixar perdidos. Vamos ter mais novidade em breve sobre esse tema, fique de olho no blog Mães do Futuro.

Sono do bebê

Se você tivesse que escolher um, entre vários aplicativos

Uma ideia bem interessante é usar aplicativos para entender a qualidade do sono dos bebês, não vou fazer uma lista extensa aqui, posso fazer isso em outro artigo, mas gostaria de mencionar um aplicativo interessante que testei com nosso bebê.

Com o Sleep Cycle é possível usar o acelerômetro e microfone para analisar toda a noite de sono do bebê, ele roda em Android e Iphone. É possível usar o aplicativo como alarme, mas no caso dos bebês o interessante mesmo é só analisar o sono.

Sono do bebê

Outra categoria de aplicativos interessante são os que produzem os sons caracterizados como white noise, são muitos e você pode pesquisar o que mais achar interessante para você.

Quais meus Aprendizados

A grande lição que levo dessa jornada é que as vezes temos que fazer o mais simples, questionar, pesquisar, entender, compartilhar.

São tantas as responsabilidades que nós acabamos que por ficar conformadas(os) e pensamos, isso é assim mesmo, vamos tocando, e não saímos da nossa caixa cheia de pré-conceitos e ideias viciadas.

Sono do bebê

Aliás você só está lendo esse artigo pois eu resolvi documentar aqui todo meu conhecimento que adquiri, depois de insanas pesquisas na internet e muitos livros, e quem sabe eu possa ajudar outras mamães e papais que passam por esse momento que muitas vezes pode ser bem complicado.

Eis que chega a Conclusão dos mitos do sono do bebê

Trate a rotina do seu bebê como um ritual, entenda que seu bebê já é um ser humano, e que está apto aprender, eles são mais inteligentes do que nós pensamos.

Ensinar a habilidade de dormir sozinho é um dos maiores presentes que você pode dar para seu filho(a), é uma das primeira lições de independência, ele(a) vai carregar isso pelo resto da vida.

sono do bebê

Uma das coisas que eu te peço é paciência, a estratégia do sono perfeito vai demandar muito da sua persistência, não será na primeira, nem na segunda noite que tudo vai dar certo.

Pense que você precisar treinar uma habilidade e isso as vezes leva tempo. Portanto, persista e persista, você conseguirá vencer a luta de como fazer o bebê dormir a noite toda!

Espero que esse artigo tenha ajudado você e fico muito feliz em receber seus comentários, me conta como está o sono do seu bebê?

as-6-medidas-para-a-prevencao-da-sindrome-da-morte-subita-infantil

Revisão dos mitos do sono do bebê

Nesse artigo você aprendeu sobre os 7 mitos do sono dos bebês:

  • Mito #1 do sono do bebê: Bebês tem que dormir a noite toda a partir de 3 meses
  • Mito #2 do sono do bebê: Protetores de berço ajudam a proteger o bebê
  • Mito #3 do sono do bebê: Bebês precisam de ambientes 100% silenciosos
  • Mito #4 do sono do bebê: Se o bebê dormir mais tarde, ele irá acordar mais tarde
  • Mito #5 do sono do bebê: Nunca acorde um bebê dormindo
  • Mito #6 do sono do bebê: É seguro deixar um animal dócil no quarto do bebê
  • Mito #7 do sono do bebê: Misturar complementos no leite fazem o bebê dormir mais

E também sobre três temas extras:

  • Metrificação
  • Aplicativos
  • Aprendizados

Qual mito você não conhecia ? Qual chamou mais sua atenção ? Compartilhe nos comentários outros mitos sobre o sono do bebê e de a sua opinião.

Beijos Claudia Ventura.

You Might Also Like