As 14 dicas para o bebê dormir bem e a noite toda sem choro
sono

As 14 dicas para o bebê dormir bem e a noite toda sem choro

Como fazer o bebe dormir a noite toda

Neste artigo vamos mostrar as 14 dicas para o bebê dormir bem e a noite toda sem choro, já vimos que o primeiro e mais crucial ponto da jornada do sono é o próprio bebê desenvolver a habilidade de dormir sozinho, logo se ele acordar no meio da noite vai ser normal ele voltar a dormir.

Adicionalmente a habilidade de dormir sozinho, vamos superar qualquer expectativa e avassaladoramente e entregar 14 dicas, leia o artigo até o final, porque seu sono e sono do seu bebê irão agradecer

como-fazer-o-bebe-dormir-4-pequeno

Desde o início do sono e durante toda a noite essas são as dicas valiosas

  1. Amamentar com o bebê sempre acordado
  2. Descobrir a hora certa do início sono perfeito
  3. Garantir que o bebê adormeça e acorde no mesmo lugar
  4. Não acudir a criança no primeiro choro (coragem!)
  5. Trocar sempre a fralda, vazou …
  6. Usar uma música white noise (ruído branco)
  7. Resista ao seu instinto de beleza e fofura para o berço
  8. Incentive o sono na parte da tarde
  9. Cuidado com a alimentação na parte da noite
  10. Use aplicativos para monitorar o sono do bebê
  11. Coloque o bebê para dormir na posição correta
  12. Mantenha a temperatura adequada no quarto
  13. Faça uma super massagem
  14. Essa não é bem uma dica, mas é uma curiosidade  : -)

1. Amamentar com o bebê sempre acordado

Se você acha fofinho o bebê adormecer no berço, na cama ou no seu colo enquanto é amamentado, esqueça isso de vez, essa é uma das piores associações, pois o bebê não vai criar a habilidade de dormir por dormir e vai sempre buscar a amamentação caso ele acorde no meio da noite, esse é clássico exemplo do facilitador.

2. Descobrir a hora certa do início sono perfeito

Isso é mágico, e requer uma certa atenção dos pais, aqui temos que observar micro expressões do bebê que indicam a hora do sono, pode ser desde uma piscada mais longa até um movimento com o corpo, exemplos, coceira no olho, enrolando o cabelo, bocejos, mexendo na orelhinha etc.

3. Garantir que o bebê adormeça e acorde no mesmo lugar

Sabe quando você está viajando, e dorme em um hotel e de repente acorda de manhã, olha para o quarto e não sabe onde está? é amiga, é isso que causamos na mente dos nossos bebês quando eles adormecem em um lugar e de repente acordam em outro.

4. Não acudir a criança no primeiro choro (coragem!)

Chorou no meio da madrugada, aguarde um pouco, não precisa pular da cama e sair correndo para ver o que aconteceu, deixe o tempo que você achar necessário (quem define o tempo necessário é você, com base no estilo de choro e seu conhecimento).

É ideal que o bebê consiga voltar a dormir sozinho ou com pouca intervenção.

5. Trocar sempre a fralda, vazou …

Sempre que o bebê acordou e será necessário algum tipo de intervenção, não perca tempo, pode até ser depois da mamada, já faça a troca da fralda, um bebê sequinho é tudo.

6. Usar uma música white noise (ruído branco)

Durante todo o período da gestação, enquanto o bebê estava dentro do útero, engana-se quem acha que o ambiente era silencioso. Na verdade, o barulho dentro útero é enorme, um chiado bem forte misturado com os batimentos do coração da mãe, logo, sons parecidos com esses fisgam os bebês pela sua memória gestacional e os remetem aqueles momentos, isso os acalma e ajudam muito na hora de dormir.

Sons que tem essas características como máquina de lavar roupa, aspirador, secador de cabelo e famoso white noise, ou ruído branco é aquele chiado estilo televisão fora do ar cumprem bem essa função de acalmar o bebê.

as-6-medidas-para-a-prevencao-da-sindrome-da-morte-subita-infantil

Dica, coloque um white noite em momentos de transporte do bebê enquanto ele está dormindo e você não quer acordá-lo.

7. Resista ao seu instinto de beleza e fofura para o berço

Ninar seu bebê, pode ser delicioso, mas pense, ele não será um bebê para sempre. Chegou o momento de colocar o bebê no berço, para isso, o importante é seguir uma sequência de rituais, como banho, mama, e um chamego, o bebê precisa se sentir seguro e acolhido, sempre explicar,que ele irá dormir no berço e que você irá ficar em silêncio ao lado dele, caso ele chore, mostre a ele que você está lá, toque nele, mas não tire-o do berço.
Você terá que ser firme e ter muita paciência.

Pense, ele está aprendendo tudo, e você terá que ajudá-lo a cada dia.

8. Incentive o sono na parte da tarde

O sono da tarde, é tão importante quanto o sono da noite, os bebê até o3 anos de idade, devem tirar uma soneca a tarde, esse momento, ajuda no desenvolvimento da criança, além, de deixá-lo mais tranquilo para o sono da noite, sim, bebês muito cansados ou estressados, têm mais dificuldade para pegar no sono a noite. A soneca da tarde pode variar de 01 a 02 horas, dependendo da idade da criança.

Estabeleça essa rotina, você verá que realmente funciona.

9. Cuidado com a alimentação na parte da noite

Nos casos que o bebê,  já está na fase da introdução alimentar,  é essencial saber quais alimentos poderão  serão consumidos no jantar, pois, alguns alimentos como feijão e brócolis podem causar desconforto abdominal, o ideal é optar por uma refeição leve, converse com o pediatra.

10. Use aplicativos para monitorar o sono do bebê

Se você tivesse que escolher um, entre vários aplicativos eu vou te dar uma dica top!

Uma ideia bem interessante é usar aplicativos para entender a qualidade do sono dos bebês, não vou fazer uma lista extensa aqui, posso fazer isso em outro artigo, mas gostaria de mencionar um aplicativo interessante que testei com nosso bebê.

Com o Sleep Cycle é possível usar o acelerômetro e microfone para analisar toda a noite de sono do bebê, ele roda em Android e Iphone. É possível usar o aplicativo como alarme, mas no caso dos bebês o interessante mesmo é só analisar o sono.

Sleep Cycle Alarm Clock

Outra categoria de aplicativos interessante são os que produzem os sons caracterizados como white noise, são muitos e você pode pesquisar o que mais achar interessante para você.

11. Coloque o bebê para dormir na posição correta

Quando o assunto é, qual  a posição para  o bebê dormir, acredito que todas mamães ficam receosas, em saber qual é a correta. A maioria dos pediatras, indicam a posição de barriga para cima, visto que essa posição diminui a chamada síndrome da morte súbita, colocar o bebê na posição de bruços dificulta na respiração, pois, dessa maneira ele inala o mesmo ar que  expira, ou seja, um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, por não ter firmeza em seus movimentos, ele não consegue sair dessa posição, o que pode levar há algum tipo de problema mais sério,  já na posição de lado também não é indicada, pois  o bebê pode acabar rolando e ficando na posição de bruços.

Para bebês que tem refluxo, o ideal é colocar uma inclinação de 15 a 30 graus, na cabeceira do berço, e o bebê na posição de barriga para cima.

Lembre-se de sempre conversar com o pediatra do seu bebê.

12. Mantenha a temperatura adequada no quarto

Essa questão também é muito importante, para o sono do  seu bebê, ele precisa se sentir confortável, com relação a temperatura, nem muito quente e nem muito frio, para casas que utilizam o ar condicionado por conta do calor, o ideal é deixar o ambiente com uma temperatura amena por volta de 24 graus, mas lembre-se de desligar o ar antes de colocar o bebê no quarto, aqui só vale deixar o ar condicionado ligado para ter um ambiente agradável, antes da chegada do bebê no quarto, para que seu o sono  seja bem tranquilo. O mesmo para lugares que exige o ar quente, essa regra também é valida.

O seu bebê precisa estar confortável, se estiver calor vista-o de acordo, lembre-se de usar roupas leves e de preferência de algodão, e se estiver frio lembre se colocar uma roupa adequada para que no meio da madrugada, o frio não o acorde, o coberto as vezes não é aconselhável, dependendo da idade do bebê, pois, o bebê pode se enrolar ou se enroscar e ficar preso no mesmo, caso use-o coloque os bracinhos do bebê por cima do cobertor.

13. Faça uma super massagem

Este é um momento delicioso, aproveite muito, pois, logo o seu bebezinho irá crescer, fazer uma massagem no corpinho dele, deixará ele e você relaxados, afinal de contas, o que mais queremos é ver nossos bebês tranquilos e dormindo a noite toda.

A massagem deve ter movimentos leves e por todo o corpinho do bebê, esse contato dá um sensação de segurança e conforto para seu bebê, logo, ele estará relaxado para uma tranquila noite de sono.

Lembre-se: bebês geralmente são agitados, e adoramos estimulá-los, mas, ao anoitecer é importante diminuir esses estímulos, para que eles fiquem calmos e tranquilos.

14. Essa não é bem uma dica, mas é uma curiosidade : -)

De tanto estudar o sono do meu bebê eu comecei a ficar uma especialista na respiração dele, depois de muitas noites de observação e conhecendo muito bem os ciclos do sono eu conseguia identificar as diferentes fases do sono.

Cheguei até a fazer testes, por exemplo, quando identificava que ele estava no sono profundo (Fase 4) tentava acorda-lo, conforme vocês imaginam, sem sucesso.

Uso muito isso também para acorda-lo na hora correta no soninho da tarde, entendendo o momento exato do ciclo que o sono está mais leve.

Depois dessas dicas você já está fera em como fazer o bebê dormir a noite toda!

Quais meus Aprendizados

A grande lição que levo dessa jornada é que as vezes temos que fazer o mais simples, questionar, pesquisar, entender, compartilhar.

São tantas as responsabilidades que nós acabamos que por ficar conformadas(os) e pensamos, isso é assim mesmo, vamos tocando, e não saímos da nossa caixa cheia de preconceitos e ideias viciadas.

Como Fazer o Bebe Dormir a Noite Toda

Aliás você só esta lendo esse artigo pois eu resolvi documentar aqui todo meu conhecimento que adquiri, depois de insanas pesquisas na internet e muitos livros, e quem sabe eu possa ajudar outras mamães e papais que passam por esse momento que muitas vezes pode ser bem complicado.

Eis que chega a Conclusão

Trate a rotina do seu bebê como um ritual, entenda que seu bebê já é um ser humano, e que está apto aprender, eles são mais inteligentes do que nós pensamos.

Ensinar a habilidade de dormir sozinho é um dos maiores presentes que você pode dar para seu filho(a), é uma das primeira lições de independência, ele(a) vai carregar isso pelo resto da vida.

Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda

Uma das coisas que eu te peço é paciência, a estratégia do sono perfeito vai demandar muito da sua persistência, não será na primeira, nem na segunda noite que tudo vai dar certo.

Pense que você precisar treinar uma habilidade e isso às vezes leva tempo. Portanto, persista e persista, você conseguirá vencer a luta de como fazer o bebê dormir a noite toda!

Espero que esse artigo tenha ajudado você e fico muito feliz em receber seus comentários, me conta como está o sono do seu bebê?

Não deixe de olhar os nossos artigos sobre Como fazer o bebê dormir a noite toda? e as 14 dicas para o bebê dormir bem, espero você lá.

Deixe seu comentário e sua opinião.

Beijos Claudia.

You Might Also Like